terça-feira, 29 de novembro de 2016

Dicas para criar o Kombucha




Chá adoçado e fermentado por uma comunidade de organismos do bem !
Esse é o Kombucha !
Se você ( ainda ) não ouviu falar sobre ele , prepare-se , ele vem sendo amplamente promovido como benéfico à saúde,principalmente na Europa e EUA.
Para saber um pouco mais entrem no IG @drrobertonavarro pois ele fala um pouco sobre os benefícios da fermentação natural ( estamos fazendo alguns posts casados =) )

O que é o kombucha ?
E uma infusão de chá verde ( pode ser o chá preto ou chá matte) mais forte / concentrada , adoçada com açúcar demerara ou mel e até mesmo suco de frutas , nesse chá é colocado uma "colônia " de leveduras denominada "mãe "ou scooby.
Hoje só se consegue a colônia ( mãe ou scooby) por doação ou sites na internet.
Na foto do lado esquerdo você vê a imagem da minha colônia  parece uma "gelatina ".

Como fazer ?

️Prepare o chá (10 a 12 g ) por litro de água + 120 g de açúcar por litro de água 
Use um açúcar saudável , como demerara , de coco e já soube de pessoas com excelentes resultados usando mel .

Aguarde esfriar ( se colocar a "mãe " no chá quente você corre sérios riscos de matar sua mamy ) misture um pouco do chá antigo ( quem faz doação em geral já manda junto um pouco do chá fermentado e que serve para adiantar o processo de fermentação .

Em geral coloco dois dedos no vasilhame do chá antigo +meu scooby +chá novo adoçado 
Você pode diminuir a quantidade de açúcar , mas não deve se preocupar pois quase todo o açúcar é metabolizado , ficando apenas um leve sabor .

Use um frasco / vidro de boca larga e cubra com papel toalha ou guardanapo de tecido fico e prenda com um elástico para não ter riscos de contaminação .

Aliás , tudo o que for ter contato com o kombucha deve estar extremamente limpo . Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de manusear .

Deixe o kombucha descansar por 2 a 3 dias , coe o líquido , lave a "mãe " em água filtrada e faça novo chá , repetindo o processo .Algumas pessoas deixam mais tempo , quanto maior o tempo de fermentação , mais ácida a bebida ficará .

A "mãe " começará a formar novas películas , outra comunidade , que você poderá doar a outras pessoas .

Depois da primeira fermentação você pode intensificar o sabor adicionando suco de frutas,frutas em pedaços,especiarias e fermentar novamente,tornando a bebida deliciosamente gaseificada!

Primeiro fermentamos com o chá verde,adicionamos o açúcar( do bem ) e o cultivo da mãe , depois ,retiramos o líquido fermentado ,coamos e colocamos em uma garrafa de boca larga e adicionamos frutas e especiarias .
Tampar ( deixe um espaço para a garrafa não estourar pois criará gás) e deixar saborizar por um a dois dias na geladeira !


Nenhum comentário:

Postar um comentário