quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Aprenda a fazer Pêssego em calda e também a conserva :

Doces em calda em geral não são difíceis de serem feitos , e são uma excelente maneira de aproveitar a safra dos alimentos e fazer conservas .
Como tornar mais saudável ? Usando um açúcar não refinado , como o demerara por exemplo ou diabéticos e sobrepeso adoçantes ou a nova "queridinha " da culinária natural a Taumatina ( é extraída de uma planta africana e apesar de ter o poder de adoçar não é considerada um "açúcar " e sim uma proteína vegetal )
É claro que o "acompanhamento " também não deverá ser o tão famoso creme de leite , rico em gordura saturada , e sim acompanhar de maneira inteligente e muito saborosa pelo creme de ricota light  ou creme de coco .Como fazer ?
  • Para cada quilo pesado de pêssego adicione 300 g ( se tiver bem maduro e doce ) de açúcar demerara ou 200 g da  taumatina e  cravos para saborizar  ( veja  as incríveis propriedades dele no IG do @drrobertonavarro )
  • 2 kg de pêssego 
  • 600 g açúcar ( ou menos se preferir menos doce )
  • 2 cravos 

👉🏼não precisa adicionar água !!!

Preparo 

  1. Higienize e corte os pêssegos ao meio , retire o caroço e coloque as fatias em agua fervente rapidamente para retirar a casca , coloque em água gelada em seguida para interromper o cozimento .
  2. Despele todos , escorra e coloque em uma panela ( não use panela de alumínio ) polvilhe o açúcar demerara e adicione os cravos .Fogo baixo .
  3. Tampe e mexa de vez em quando .
  4. O Pêssego  vai soltar sua água e formar a calda , em 25-30 minutos estará pronto .

  • Para quem quer fazer à conserva para vender ou dar de presente e só colocar em  vidro esterilizado , quente , encher o vidro até a tampa não deixando "ar" dentro , feche com a tampa também esterilizada .
  • Vai estar muito quente então tome cuidado para não se queimar é muito menos colocar o vidro em uma superfície fria e rachar o vidro .
  • Para a pasteurização , o que dará maior tempo de validade , coloque um pano no fundo de uma panela , coloque os vidros quentes fechados , cubra com água e leve para ferver por 15 minutos _ conte a partir que começar a ferver , desligue e deixe esfriar na água mesmo , sem retirar .
  • Se o processo for feito direito a validade da conserva é de 6 meses .
  • Guarde em local fresco e longe da luz , a claridade desbota a cor !


Bom apetit!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário