terça-feira, 10 de maio de 2016

Jiló é aliado da dieta; aprenda a fazer suco de jiló com limão

por Giovanna Mazzeo
Acredita-se que jiló emagrece, mas na verdade não existe nenhuma referência entre jiló e perda de peso. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, o que é verdade é que o jiló tem baixíssimo valor calórico e por ser rico em fibras, prolonga a saciedade.

Jiló emagrece?

“É crendice popular dizer que comer jiló emagrece, mas como ele tem poucas calorias e geralmente substitui outros alimentos mais calóricos, a pessoa acaba emagrecendo. Além disso, ele é rico em fibras, o que a saciar a fome ”, explica Navarro.
A chef Malu Lobo do site Nutra Saúde na Cozinha explica que a melhor época para comprar jiló é de fevereiro a maio e que o ideal é que eles estejam verdes, lisos e sem machucados. “Quanto mais amarelo, mais amargo”, alerta Malu.
Para suavizar o sabor amargo, a dica da chef é descascar o jiló e cozinhá-lo em água fervento por 5 minutos, mesmo antes de fazer sucos. Para aproveitar as fibras liberadas, a água do cozimento pode ser utilizada em sopas ou no cozimento de arroz e massas.

Propriedades do jiló

Apesar de ser um alimento bastante saudável e fonte de vitaminas do complexo B, C, A, magnésio, ferro e flavonoides, muitas pessoas têm preconceito e torcem o nariz só de escutar falar em jiló. Por isso, a chef ensina como preparar um suco detox com jiló e limão que você não vai querer deixar de tomar. Confira a receita:

Suco de jiló com limão


- 1 jiló com casca bem verde – (excelente antioxidante e rico em vitamina C)
- 1 fatia de abacaxi – (ajuda na digestão dos alimentos)
- 1 maçã pequena – (ajuda no controle do colesterol)
- Suco de meio limão – (rico em vitamina C)
- 1 pedaço de gengibre
- 1 colher de chá matcha (opcional) – (auxilia o metabolismo e  a desintoxicação)
- 20 ml água ou água de coco
Passo a passo:
1. Descasque o jiló e cozinhe em água fervente por 5 minutos, retire e corte em pedaços para resfriar.
 2. Retire os caroços da maçã, corte em cubos e coloque no liquidificador, adicione o jiló, o suco de limão, o abacaxi, o gengibre, o matcha e a água. Bata tudo de 3 a 4 minutos ou até ficar bem fluido, sem pedaços.
3. Adoce a gosto e beba sem coar.
Matéria publicada no site Bolsa de Mulher
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário